NOTÍCIA

Alberto Santos Dumont

O ano de 2016 marcou a passagem dos 110 anos do primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar – o 14 Bis – criado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont.
Este feito extraordinário para a época foi realizado na França em 23/outubro/1906 – na presença de milhares de pessoas – e homologado pelo Aeroclube de Paris, que havia proposto aos aeronautas o Prêmio Archdeacon: uma Taça com valor mínimo de 2.000 francos a quem fizesse um percurso controlado em aeroplano, superior a 25 metros.
Santos Dumont, com o seu 14 Bis voou 60 metros! No mês seguinte, aumentou a potência do motor e em 12/novembro/1906 repetiu a proeza em um voo maior, percorrendo a distância de 220 m. Com este voo, homologado pelo Aero Club de France, estabeleceu o primeiro recorde oficial da aviação e recebeu o prêmio de 1600 francos, que doou aos seus mecânicos.

Esta conquista de Alberto Santos Dumont, um brasileiro nascido em Minas Gerais, foi uma extraordinária façanha de valor histórico inegável, não só pelo ineditismo de sua obra como, principalmente, pela importância para o desenvolvimento da história da humanidade, cujos rumos foram mudados pelo maior de seus inventos, o avião, um aparelho que mais tarde aproximaria culturas, economias e países de todo o mundo.

Leia mais clicando aqui


VOLTAR AO INICIO